Como faço para colocar meu imóvel

Anunciar seu imóvel na iAluga é muito fácil, basta você acessar o www.ialuga.com.br e preencher com seus dados e pronto, você já se cadastrou. Além disso, nós entraremos em contato com você.

 

A iAluga cobra taxa de administração? Qual o valor?

 

Existem duas taxas administrativas para a iAluga. A primeira é a taxa de intermediação imobiliária é aquela em que o proprietário paga o valor de 01 aluguel, no caso o primeiro, para que a iAluga anuncie o imóvel no site da empresa, em mídias sociais e nos principais portais imobiliários do mercado, com o objetivo de buscar o locador para o imóvel. Esta taxa cobre os custos de tudo isso mais deslocamento para visitação do imóvel e o que mais for acordado com o proprietário.

 

A segunda taxa é a de administração da locação, no valor de 12% do valor do aluguel. A taxa administrativa é mensal, cobrada a partir do segundo aluguel.

 

A iAluga exige exclusividade do proprietário do imóvel na hora de divulgar o mesmo para locação ou venda?

 

Não exigimos exclusividade, entretanto, se você der exclusividade para a iAluga, no momento em que seu imóvel for locado, sua taxa de administração de locação será de 10% ao invés de 12%. O prazo que exigimos de exclusividade é de 60 dias, se após esse período o seu imóvel não for locado, você pode anuncia-lo em outros meios, e se mesmo assim depois desse período o seu imóvel for locado através da iAluga você paga a taxa de 10%.

 

Se a iAluga deixar de fazer a administração de locação do imóvel, quem assumirá o seguro fiança?

 

Nunca deixamos de administrar um contrato de locação de imóveis, somos responsáveis pela administração do imóvel durante toda a vigência do contrato.

 

Porque a administração de locação do imóvel tem que ser com a iAluga?

 

Porque somos especialistas em locação de imóveis, e criamos um método simples, fácil e de segurança para você locador e também para o inquilino. Se não administrarmos a locação, não temos como garantir o seu aluguel em dia, nem mesmo agilizar todo o processo evitando toda aquela burocracia das imobiliárias tradicionais. Portanto, só assumimos um compromisso com você locador se for para fazer todo o processo e garantir a melhor experiência para você e seu inquilino.

 

O aluguel é mais alto por o imóvel estar na iAluga?

 

O valor de locação do imóvel é sempre uma responsabilidade do locador. Objetivamente, o valor de venda de um imóvel e, por consequência, o valor do aluguel que pode ser a ele atribuído, sofre influências diretas das dimensões, do padrão construtivo, da localização e do tempo de uso que ele tem. Mas se precisar de ajuda, estamos aqui para auxiliá-lo no que for preciso.

 

De quem é a responsabilidade do IPTU?

 

Segundo a Lei do Inquilinato (Lei nº 8245/91) diz, em seu artigo 22, inciso VIII, que o locador (proprietário do imóvel) é obrigado a pagar impostos e taxas que venham a incidir sobre o mesmo (estando aí incluído o IPTU), salvo se de outra forma for estabelecido em contrato. Neste caso, damos a você locador a autonomia para escolher a melhor forma de pagamento, entretanto, o inquilino, mensalmente, incluso no boleto do aluguel, dividido em 12 parcelas, proporcional ao tempo de locação, conforme estabelecido em contrato.

 

Em quais situações o anuncio do meu imóvel é desativado?

 

Quando o imóvel é locado ou vendido;

Quando encontramos dificuldade em visitar o imóvel, sempre que preciso, por parte do proprietário.

Quais são os itens que mais valorizam o imóvel no momento de decisão de locação?

 

Armários embutidos nos quartos, cozinha e banheiro.

Vagas de garagem coberta.

Estrutura e conservação do imóvel;

Localização do imóvel;

Acabamentos;

Área de laser;

Condomínio e segurança.

Para condomínios é necessário que o proprietário deixe a chave e uma autorização para entrada no imóvel?

 

Sim. Para que as visitas se tornem possíveis, pois não fazemos nada sem o consentimento do proprietário. Caso algum colaborador da iAluga precise ir até o imóvel, seja para avaliar ou tirar alguma dúvida em relação à vistoria, esta autorização tema a mesma finalidade.

 

O Que é a exclusividade da iAluga?

 

A exclusividade da iAluga se refere à divulgação do imóvel, ou seja, ao anúncio do imóvel, seja ele para venda ou para locação. Neste caso de exclusividade, que não é obrigatório, a iAluga oferece um desconto ao locador/proprietário do imóvel na taxa administrativa de locação, quando este for o caso, onde, ao invés de 12% mensal sobre o valor do aluguel a iAluga cobra apenas 10%. E no caso de venda, também oferecemos um desconto na corretagem sobre o valor de venda do imóvel, que no nosso caso já é bem abaixo do praticado no mercado, que é de 4%, e com o desconto passa a ser de 3,5%.

 

Nesta opção de exclusividade, seu imóvel é anunciado exclusivamente pela iAluga.

 

Qual o período do anúncio de exclusividade?

 

O período do anuncio de exclusividade é de 60 dias, caso o mesmo não seja locado ou vendido o proprietário pode anunciar em outras imobiliárias e ainda assim mantém sua taxa de desconto, ou seja, se for alugado depois dos 60 dias pagará apenas 10%para locação e 3,5% para vendas.

 

Como funciona o processo de exclusividade?

 

O locador só pode escolher pelo anuncio exclusivo no momento do cadastro do imóvel, seja ele para venda ou locação, antes de receber a 1º visita.

 

O período de exclusividade é de 60 dias e nesse tempo ele não pode anunciar o seu imóvel em nenhuma outra imobiliária ou meio de comunicação/divulgação. Por isso, antes de fazer o cadastro e optar por anuncio de exclusividade, você deve verificar se seu imóvel já não está sendo anunciado por outra imobiliária ou meios de comunicação/divulgação, e ainda assim você desejar anunciar conosco com exclusividade, deve remover imediatamente todos os outros anúncios.

 

Se o anuncio em outros meios de comunicação/divulgação e /ou imobiliárias não for retirado o benefício do desconto será cancelado.

 

E se meu imóvel não for alugado durante o período de exclusividade eu perco o desconto?

 

Não. Se o seu imóvel não for alugado durante o período de exclusividade nós da iAluga mantemos o seu desconto caso seja alugado por intermediação nossa. Esse é o seu maior benefício, o desconto na taxa de administração ou na taxa de corretagem quando for vendas.

 

Como faço para anunciar meu imóvel com exclusividade pela iAluga?

 

Basta acessar  o www.ialuga.com.br  e fazer o cadastro do seu imóvel, e não se esqueça de marcar a opção “anuncio com exclusividade”.

 

Se eu quiser cancelar o contrato de exclusividade antes do período de 60 dias, eu posso?

 

Sim, a qualquer momento, basta entrar em contato conosco da iAluga e nós faremos o cancelamento para você e o benefício do desconto será cancelado, entretanto, se o cancelamento for feito após 60 dias, mantemos o benefício do desconto.

 

Eu preciso quitar as contas pendentes anteriores ao período de locação do meu imóvel?

 

Sim, é de suma importância que as contas de água, luz e gás anteriores ao período de locação estejam quitadas no momento da entrada do inquilino no imóvel, para que ele possa solicitar o ligamento destes serviços e assumir a responsabilidade pelas faturas das contas durante o período de locação.

 

Existe um prazo para eu quitar as contas pendentes referentes aos serviços de fornecimento de água, luz e gás?

 

Sim, você deve quitar essas contas pendentes do imóvel em até 05 dias antes do início do contrato, de modo que o inquilino possa solicitar o religamento e fazer a transferência de titularidade das contas.

 

O que devo fazer com as chaves do meu imóvel?

 

O acesso às chaves do imóvel será logo após a assinatura do contrato e para apartamentos e condomínios de casa a chave estará disponível na portaria e será entregue a você mediante assinatura de termo de recebimentos das chaves. Para aqueles casos em que não se aceita que as chaves fiquem na portaria dos prédios e demais situações, as chaves serão entregues via um motoboy no local e horário que você indicar mediante assinatura do termo de recebimento das chaves. Para indicação do local de entrega das chaves você poderá enviar um e-mail para chaves@ialuga.com.br , ou ligar para o telefone (44) 3367-8565.

 

OBS: após a assinatura do contrato o inquilino já pode fazer a retirada das chaves para eventual limpeza antes da mudança e mudar-se assim que for possível. Lembrando que as datas e horários de mudança variam de condomínio para condomínio. 

 

O que é e para que serve a vistoria do imóvel?

 

A vistoria nada mais é do que uma verificação do estado de conservação do imóvel que será alugado através do contrato de locação, seja para fins residenciais ou comerciais, redigido através de um laudo de vistoria na forma descritiva e fotográfica, de forma que sejam detalhadas as condições do imóvel e se verifique as condições de habitação do mesmo. A vistoria serve para garantir ao proprietário do imóvel que o mesmo será entregue no final do contrato de locação nas mesmas condições em que o você inquilino o encontrou no primeiro dia de locação.

 

A vistoria de entrada é realizada até quatro dias antes da entrada do inquilino no imóvel.

 

A vistoria de saída é realizada somente no final da locação, depois da saída do inquilino do imóvel.

 

Quem realiza a vistoria no imóvel?

 

Em Maringá a vistoria tanto pode ser realizada por um colaborador da iAluga como pelo próprio proprietário do imóvel através de um aplicativo completo, que contempla todas as fazes de uma vistoria de excelência Nas demais cidades do Estado do Paraná e a nível Brasil pode ser realizada pelo proprietário (ou alguém que ele indique) ou por um corretor de imóvel credenciado. Depois nós encaminharemos ao inquilino o laudo de vistoria, juntamente com as fotos em anexo, via e-mail, para quer o mesmo faça a sua análise, dê o seu aceite ou faça suas considerações caso achar necessário.

 

O que é apontado, alistado, anotado na vistoria do imóvel?

 

Na vistoria é anotado as condições nas quais o imóvel se encontra. A vistoria é dividida por cômodos e são avaliados itens como:

 

Infraestrutura do imóvel – parte elétrica e hidráulica, pisos e forros, pintura e revestimento, portas e janelas;

 

Confere mobília e objetos que são de responsabilidade do proprietário, armários, estantes e gabinetes e os detalhes de conservação e funcionamento sobre cada um desses itens, tais como utensílios, louças e eletrodomésticos deixados no imóvel.

 

Chuveiros, pias, torneiras, vasos sanitários, box;

 

Iluminação, interruptores, tomadas, disjuntores;

 

OBS1: Utensílios, louças e eletrodomésticos, chuveiros e tomadas é responsabilidade do inquilino testá-los e na vistoria de saída a responsabilidade de testá-los é do proprietário. Se você inquilino encontrar algum problema nestes itens deve anotar no laudo de vistoria encaminhado a você por e-mail, no campo, divergências/anotações.

 

OBS2: O registro de quantidades de utensílios, louças e eletrodomésticos, chuveiros é responsabilidade do proprietário do imóvel, que deverá anotar se assim achar necessário.

 

O que deve ser analisado pelo inquilino ao receber o laudo de vistoria?

 

O laudo de vistoria é encaminhado a você locador, via e-mail e WhatsApp logo após a assinatura do contrato do imóvel locado. Após o encaminhamento, você inquilino terá um prazo de 05 dias úteis para analisar o laudo de vistoria e fazer suas considerações caso ache necessário.

 

A vistoria analisa as condições de conservação e habitação do imóvel, por isso é importante que você inquilino confira o laudo de vistoria encaminhado a você pela iAluga e faça as considerações caso alguma coisa esteja em desacordo como o que foi enviado, pois este laudo será utilizado para comparação com o laudo de vistoria final quando findar o contrato de locação e/ou você não tiver mais interesse em ficar no imóvel.

 

Neste laudo você deve observar as instalações elétricas (voltagem, tomadas, Iluminação, interruptores, disjuntores; certifique-se da funcionalidade de todos eles) e hidráulica (verifique todas as saídas de água, torneiras, duchas. Duchas higiênicas, descargas, válvulas hídricas, sifões, verifique se não há vazamento), pisos e forros, pintura e revestimento, portas e janelas (abra todas elas, veja se não está emperrando, certifique-se da qualidade dos vidros); deve conferir a mobília (portas e gavetas de armários, pias, gabinetes e guarda roupas e closets, verifique se os sofás – camas estão abrindo, se os sofás e colchões/colchonetes apresentam manchas, furos, rasgos), certifique-se do aquecimento dos chuveiros e torneiras elétricas, verifique se é a gás ou a energia elétrica, o problema pode estar no fornecimento de gás/aquecedor/ligamento da energia elétrica. Veja se o aquecedor está funcionando, verifique se o fornecimento de gás para o imóvel está regular e se o registro do mesmo está funcionando. Teste os aparelhos de ar condicionado, verifique se está resfriando ou esquentando para aqueles que têm as duas funcionalidades, verifique se o controle está funcionado (pilhas) e se tem vazamentos. Veja se os vasos sanitários estão dando descarga, certifique-se de que as válvulas estão funcionando corretamente.

 

Considerações realizadas na vistoria pelo inquilino

 

As considerações realizadas pelo inquilino na etapa de análise do laudo de vitória irão compor o laudo final, documento que descreve as condições do imóvel no início e/ou fim da locação. Neste documento ele fará considerações a respeito do mau funcionamento de alguma coisa no imóvel. Quando este for o caso, solicitamos a ele que anexe as fotos do que diverge do laudo de vistoria ou do mal funcionamento de alguma coisa no imóvel, para que ilustre a consideração que está sendo feita a fim de comprovação e validação.

 

Se você tiver alguma dúvida, fale conosco através do telefone, chat, e-mail ou WhatsApp.

 

Vistoria de entrada e saída do imóvel

 

Na vistoria de entrada o locador deve informar o maior número de detalhes possível a respeito do imóvel. Se você seguir o passo a passo do aplicativo de vistoria não tem erro, a sua vistoria ficará muito bem-feita. E lembre-se, a vistoria de entrada será usada como quadro comparativo quando da realização da vistoria de saída, tanto por você proprietário, como pelo inquilino e por nós da iAluga. Todas as informações divergentes deverão ser anotadas por ambas as partes (proprietário, inquilino e iAluga), pois o imóvel deverá ser entregue ao proprietário nas mesmas condições do início da locação.

 

Se eu precisar incluir ou trocar um proprietário no contrato, o que deve ser feito?

 

Sempre que for necessário fazer alterações no quadro de proprietários, nós da iAluga faremos dois aditamentos de contrato, um para o contrato de administração do imóvel e outro para o contrato de locação. Desta forma, os aditamentos serão encaminhados via e-mail para assinatura digital. Para solicitar esta alteração você deve encaminhar uma solicitação para o e-mail adm@ialuga.com.br.

 

Fazer alteração no quadro de proprietários não significa que o contrato será renovado ou que haverá modificações no mesmo além da solicitada para o quadro de proprietários.

 

Eu posso conversar diretamente com o inquilino do imóvel sem a intermediação da iAluga?

 

Não. Nós da iAluga sempre faremos mediação entre proprietários e inquilinos, isso garante que toda mediação ficará registrada e poderá ser consultada sempre que necessário em nossos arquivos garantindo mais segurança e bem-estar para ambas as partes. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo no que for preciso, qualquer problema que houver entre em contato conosco.

 

Em relação a reparos e manutenções, o que é de responsabilidade do proprietário?

 

O proprietário é responsável pelas reformas e manutenções referentes à estrutura, por exemplo, manutenção necessária ao telhado, às paredes e aos muros, infiltrações e defeitos na rede elétrica, e dano causado por ações da natureza, como chuvas e tempestades. Ou seja, problemas que impeçam o inquilino de morar no imóvel locado.

 

Ao inquilino, de acordo com a Lei de Locação, é obrigação do mesmo o reparo dos danos provocados por ele ou por terceiros durante a vigência do contrato de locação. Independentemente de serem intencionais ou decorrentes de mau uso, esses danos devem ser reparados pelo inquilino e não pelo proprietário. É de responsabilidade do inquilino também as manutenções necessárias ao uso do imóvel, uma vez que a conservação do bem é sua obrigação.

 

É possível conseguir a segunda via das contas de consumo, sejam elas água, gás ou energia?

 

É sim, a segunda via permite que você verifique se há débitos anteriores ao período de locação e faça a quitação dos mesmo se este for o caso. Fiquem atentos, cada concessionária procede de forma diferente em relação à solicitação da segunda via. Então, o primeiro passo é identificar qual é a concessionária responsável pelo serviço que você deseja consultar a segunda via. Geralmente a verificação pode ser feita via telefone ou internet.

 

Como ficam as contas de consumo (água, gás e energia) quando o aluguel se iniciar na metade do período da leitura?

 

Como dito anteriormente, as contas que antecedem o período de locação são de responsabilidade do proprietário do imóvel.

 

Para aqueles casos cujo o início do aluguel se deu na metade do período da leitura a responsabilidade de pagamento será proporcional, de forma que o inquilino irá pagar pelos dias em que utilizou os serviços, e o mesmo será cobrado na próxima fatura do aluguel e repassado posteriormente ao locador.

 

Sempre que uma conta de sua responsabilidade for gerada entre em contato com a iAluga através do nosso site (chat) para que possamos verificar se o inquilino não efetuou o pagamento.

 

Porque continuo recebendo contas de água, gás ou energia em meu nome?

 

Pode ser por três motivos:

 

O inquilino não fez a troca de titularidade, neste caso você deve entrar em contato conosco da iAluga para que possamos cobrá-lo a respeito. Em relação à conta recebida você deve nos encaminhar para que possamos cobrar o pagamento do inquilino e posteriormente enviaremos a você a cópia do comprovante.

 

Ou a conta que foi enviada em seu nome se refere a um período anterior à locação, neste caso a responsabilidade de pagamento é sua.

 

Ou a conta se refere àqueles acasos em que o inquilino se mudou na metade do período de leitura. Neste caso, você paga a conta e nós cobramos proporcional do inquilino na próxima fatura do aluguel e repassamos posteriormente a você.

 

O que são despesas ordinárias e extraordinárias?

 

Despesas ordinárias - são aquelas destinadas à manutenção do dia a dia do condomínio, inclusive aquelas empregadas na manutenção dos equipamentos e instalações provenientes das despesas extraordinárias. As despesas ordinárias são de responsabilidade do inquilino. Estas são algumas das despesas que podem ser lançadas na sua fatura de condomínio: Pintura de partes comuns, despesas regulares com funcionários (salários, encargos), consumo de água, luz, gás, Impostos, manutenção de elevador, piscina, jardim etc.         Material de limpeza, honorários de administradora, prêmios de seguros, uso dos serviços do condomínio, telefone de uso coletivo, cotas condominiais, correções na fatura, fundos para manutenção.

 

Despesas extraordinárias - São aquelas que se referem a benfeitorias que interessem à estrutura integral do imóvel, e são de responsabilidade do proprietário. Estas são algumas das despesas extraordinárias que podem ser lançadas na sua fatura de condomínio: Acordos, pintura de fachada, documentações e laudos, indenizações trabalhistas, reformas e ampliações do imóvel, instalação de novos sistemas de segurança, economia e lazer; projetos de paisagismo e decoração, Fundo de obras, Fundo de reserva, Fundos para inadimplência e indenização, Fundos para melhorias, Rateios para reparos e melhorias.

 

O que vem no meu demonstrativo de proprietário da iAluga?

 

Nós da iAluga enviaremos a você, mensalmente, um demonstrativo, com todas a s informações necessárias para que você não tenha dúvidas sobre os repasses e descontos. Você recebe tudo por e-mail, conforme exemplo abaixo:

 

Data de início do aluguel em 04/04/2018

Imóvel situado na Rua Hawai nº 28, Vila Morangueira – Maringá- PR.

Data do último pagamento: R$ 1.500,00

Depósito realizado em 21/06/2018

Repasses/descontos a serem realizados

Aluguel                                                                                              R$ 1.500,00

IPTU.......................................................................................................R$ 30,00

Taxa administração................................................................................R$ 75,00

Despesas condominiais do proprietário.................................................R$ 65,00

Outras despesas......................................................................................R$ 0,00

 

 

Repasses / Recebimento

 

O seu repasse contém o valor do aluguel e a parcela do IPTU.

 

O valor do primeiro e do último aluguel é proporcional ao período em que o inquilino ocupar o imóvel.

 

Lembrando que o IPTU é pago por você e cobrado do inquilino em 12 parcelas, também proporcional ao período em que ele ocupar o imóvel.

 

Descontos

 

Em relação aos descontos temos:

 

Taxa de corretagem - que corresponde ao valor de um aluguel, e começa a ser descontado no primeiro repasse do primeiro aluguel, de forma que, se o primeiro aluguel não corresponder ao valor cheio e sim ao valor proporcional aos dias morados o restante será descontado no segundo repasse. Essa taxa é destinada a cobrir nossas despesas com os anúncios realizados para concretizar a locação do seu imóvel e mais os deslocamentos para a visitação do imóvel.

 

Taxa de administração – que corresponde a 10% do valor do aluguel e é cobrada mensalmente. Ela garante a administração do seu imóvel e a mediação entre você e o inquilino.

 

Despesas condominiais – você paga o boleto do primeiro mês de locação e é reembolsado no mês seguinte proporcionalmente à quantidades de dias vigentes de contrato. Os demais boletos de condomínio são de responsabilidade do inquilino. Caso venha alguma despesa extraordinária (responsabilidade do proprietário) em algum boleto de condomínio, a iAluga desconta esse valor do seu repasse de aluguel e reembolsa o inquilino no mês seguinte.

 

Quando o inquilino não paga o aluguel, eu (proprietário) fico sem receber?

 

Não, nós da iAluga garantimos para você todos os aluguéis durante os 30 meses de contrato através do seguro iAluga que pagamos. Esse seguro garante tanto seu aluguel quanto o condomínio. Caso o inquilino não pague o aluguel e ou/ condomínio, nós da iAluga, após 45 dias, fazemos o reembolso do aluguel e do condomínio corrigidos. A partir desta data faremos os depósitos mensalmente sem atrasos, até que a situação seja resolvida.

 

Como faço para consultar/imprimir minha nota fiscal

 

Basta acessar o link da prefeitura, conforme segue:

 

Maringá

 

Sarandi

 

Marialva

 

Mandaguari

 

Mandaguaçu

 

Paiçandu

 

Londrina

 

Curitiba

 

Os demais estados deverão acessar a página da prefeitura local para impressão e consulta da nota fiscal.

 

A partir de que data começa a ser cobrado o aluguel?

 

O aluguel começa a ser cobrada a partir da data de assinatura do contrato de locação, esta é data de início da locação e de vigência do contrato, a partir da qual o acesso do inquilino ao imóvel deve estar liberado e o aluguel passará a valer.

 

Qual é a data em que eu (locador) vou receber o repasse do meu aluguel?

 

O repasse será feito sempre no dia 25, a partir do mês seguinte ao mês de início do contrato de locação. Seu repasse será sempre realizado através de depósito ou transferência bancária.

 

Quanto que vou receber de aluguel?

 

No primeiro repasse referente ao primeiro aluguel, você receberá o valor da parcela do IPTU e descontaremos a taxa de corretagem que equivale ao valor de um aluguel, além disso, reembolsaremos também o condomínio que você pagou mês de início do contrato de locação, proporcional aos dias em que o inquilino morou. Como o valor do primeiro aluguel é proporcional ao período em que o inquilino morou no imóvel até a data de vencimento do aluguel, nós descontamos a taxa de corretagem do valor do primeiro repasse e caso não seja suficiente para saldar a taxa, o restante será descontado na próxima fatura. Veja no exemplo como funciona:

 

Data do repasse: 25/04

Início do contrato: 15/03

Aluguel proporcional a 15 dias (15/03 a 30/03)                                  R$ 1.000,00

IPTU.....................................................................................................R$ 50,00

Despesas extraordinárias (condomínio) ...............................................R$15,00

Taxa de corretagem.........................................................................R$ 2.000,00

Total................................................................................................ (-R$965,00)

 

 

Neste exemplo acima, descontamos a taxa de corretagem do primeiro repasse feito ao proprietário, referente ao primeiro aluguel, e o restante (-R$ 965,00) será descontado na segunda fatura do aluguel.

 

Na próxima fatura estarão inclusos o aluguel e o IPTU, e será descontado a nossa taxa de administração que corresponde a 12% (ou 10% para aqueles que optaram pela exclusividade na divulgação do imóvel) do valor do aluguel, e se houver alguma despesa extraordinária no boleto do condomínio, elas também serão descontadas dos seus recebimentos.

 

Posso mudar a data em que é feito o repasse do recebimento do meu aluguel (locador)?

 

Não, a data de repasse do seu aluguel está vinculada à data de recebimento do aluguel dos inquilinos e ao tempo de processamento das informações da iAluga e processamento bancário. O repasse será realizado sempre no dia 25 do mês.

 

De quem é a responsabilidade do pagamento do IPTU?

 

A responsabilidade pelo pagamento do IPTU é do proprietário do imóvel, que pode escolher a melhor forma de pagamento conforme disponibilizado no seu município. O valor deste total deste imposto será repassado ao inquilino para que realize o pagamento em 12 parcelas e a iAluga reembolsará o proprietário.

 

De quem é responsabilidade do pagamento do condomínio?

 

O primeiro boleto referente à fatura de condomínio é pago pelo proprietário e o inquilino só paga no primeiro mês o valor proporcional aos dias de vigência do contrato. A partir do segundo mês, o valor total da fatura e pagamento de todos os boletos de condomínio é de responsabilidade do inquilino até o encerramento do contrato de locação.

 

A taxa de corretagem é descontada somente do aluguel?

 

Não. A taxa de corretagem que equivale ao valor de um aluguel é descontada de todos os valores positivos que constam em sua fatura e não apenas do aluguel. É claro que. Se o aluguel for suficiente para quitar a taxa de corretagem, o desconto será feito somente no repasse dele.

 

Na minha fatura/demonstrativo pode vir cobranças relativas a condomínio?

 

Sim. Todas as cobranças relativas a despesas extraordinárias, segundo a Lei do Inquilinato, são de responsabilidade do proprietário, por isso são descontadas do seu repasse de aluguel.

 

O que são despesas extraordinárias?

 

São aquelas que se referem a benfeitorias que interessem à estrutura integral do imóvel, e são de responsabilidade do proprietário. Estas são algumas das despesas extraordinárias que podem ser lançadas na sua fatura de condomínio: Acordos, pintura de fachada, documentações e laudos, indenizações trabalhistas, reformas e ampliações do imóvel, instalação de novos sistemas de segurança, economia e lazer; projetos de paisagismo e decoração, Fundo de obras, Fundo de reserva, Fundos para inadimplência e indenização, Fundos para melhorias, Rateios para reparos e melhorias.

 

O que é taxa de corretagem?

 

É uma taxa destinada a cobrir nossas despesas com os anúncios realizados para concretizar a locação do seu imóvel e mais os deslocamentos para a visitação do imóvel.

 

O que é taxa de administração de imóveis?

 

A taxa de administração corresponde a 10% do valor do aluguel e é cobrada mensalmente. Ela garante a administração do seu imóvel e a mediação entre você e o inquilino.

 

Para quem é enviado o boleto de condomínio?

 

Após a transferência de titularidade, os boletos de condomínios são sempre enviados ao inquilino.

 

Enquanto proprietários do imóvel podem solicitar a rescisão do contrato de locação?

 

Você só pode solicitar a rescisão do contrato de locação quando houver a intenção de venda de venda do imóvel, neste caso você deve entrar em contato com a iAluga, através do e-mail adm@ialuga.com.br  e formalizar a sua decisão.

 

E se eu quiser vender meu imóvel, como devo proceder?

 

Você deve entrar em contato com a iAluga, através do e-mail adm@ialuga.com.br   e formalizar a sua decisão. Nós da iAluga nos regemos pela Lei do Inquilinato, e de acordo com esta Lei o inquilino tem direito de preferência na compra do imóvel, faremos o contato com ele a fim de verificar seu interesse na compra do imóvel, o inquilino tem um prazo de 30 dias para se decidir a respeito. Caso o mesmo não tenha interesse na compra do seu imóvel, você enquanto proprietário pode seguir com a venda para terceiros. Quando houver um terceiro interessado você deve avisar a iAluga para que possamos combinar com o inquilino as visitas que serão realizadas no imóvel.

 

Após a negociação/venda do imóvel, deve ser enviado à iAluga o registro do imóvel atualizado com o nome do novo proprietário, para que nós da iAluga possamos verificar com ele o interesse em continuar a parceria com a iAluga e manter o contrato de locação. Caso o novo proprietário não tenha interesse em continuar conosco, o inquilino terá um prazo de 90 dias para desocupar o imóvel.

 

Se o inquilino solicitar a rescisão do contrato de locação quanto tempo ele terá para desocupar o imóvel?

 

O inquilino fará a solicitação de rescisão de contrato e a partir desta data ele terá 30 dias para desocupar o imóvel. Caso o mesmo não consiga se organizar para deixar o imóvel neste prazo, será cobrado aluguel proporcional aos dias em que ele continuar no imóvel. Até a data da vistoria de saída do imóvel, o inquilino poderá solicitar o cancelamento do processo de locação do imóvel, neste caso, a locação do seu imóvel continuará normalmente.

 

Se o inquilino solicitar a rescisão do contrato de locação o imóvel já pode ser anunciado novamente?

 

O anúncio do seu imóvel só pode ser republicado após a vistoria de saída do imóvel, mesmo porque até a realização da vistoria de saída o inquilino pode solicitar o cancelamento do processo de rescisão do contrato de locação. Após a vistoria de saída temos a certeza de que o imóvel está disponível para uma nova locação. Neste momento, nós da iAluga entraremos em contato com você a fim de verificarmos as informações do anúncio do imóvel.

 

E se eu não concordar com a vistoria de saída, o que devo fazer?

 

Realizada a vistoria de saída do imóvel, a mesma será enviada a você proprietário do imóvel, via e-mail, que terá um prazo de 05 dias úteis para avaliação e comparação com a vistoria de entrada, e, parecer sobre as condições em que se encontra o imóvel. Se em sua análise constatar que o imóvel está diferente da vistoria de entrada, relate no e-mail e nos encaminhemos de volta, nós faremos o contato com o inquilino e a negociação também.

 

Como funcionam as etapas do processo de vistoria?

 

Após a vistoria de saída do imóvel, a mesma será enviada a você proprietário do imóvel que terá um prazo de 05 dias úteis para avaliação e comparação com a vistoria de entrada, e, parecer sobre as condições em que se encontra o imóvel.

 

Após a análise realizada por você proprietário, enviaremos ao inquilino as considerações junto com a vistoria de entrada e de saída, para que no prazo de 05 dias úteis o mesmo possa fazer suas análises e dizer se concorda ou não com o que foi relatado.

 

Enviaremos ao inquilino o Termo de Rescisão de Contrato e o Termo de Devolução das Chaves para assinatura digital, que formaliza a rescisão do contrato de locação e a devolução da posse do imóvel ao proprietário.

 

Caso seja necessário fazer algum reparo, podemos negociar com você proprietário para que este reparo seja realizado pelo inquilino ou para que o inquilino repasse os valores referentes aos reparos a você proprietário.

 

Realizados os reparos, se existentes, enviaremos a você por e-mail as fotos do imóvel para que você aprove os reparos solicitados. Por fim enviaremos a você o laudo final de vistoria de saída, que registra todos os reparos executados e finaliza o processo de vistoria.

iAluga

44 3266-3348
Locação I Vendas
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